Condição de Trabalho Docente: um Estado da Arte em Pesquisas Internacionais
2019; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português
10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2019.vol14.n36.pp167-185
ISSN2175-2613
AutoresOsni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Ángel García Bordas,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoO objetivo deste artigo é trazer um panorama do estado da arte acerca das pesquisas sobre condições de trabalho docente no mundo, especificamentena União Europeia, Estados Unidos e América Latina, nos últimos 12 anos. Apesar de algumas variações, foi possível notar tendência recorrentes de problemas relacionados a estrutura física das escolas, a problemas de relacionamento entre os professores e a direção do colégio, a desvalorizaçãoda profissão docente, a desmotivação profissional e em alguns poucos estudos, casos mais graves de violência na escola por parte dos alunos.
Referência(s)