
A voz e o corpo do macho: a virilidade dominante em ‘Laio & Crísipo’
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 32 Linguagem: Português
10.9771/r.v1i32.24586
ISSN2175-814X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p>O objetivo é examinar como a voz e o corpo do ator Erom Cordeiro foram mobilizados na construção do personagem Laio, na peça “Laio & Crísipo”. O argumento central aponta que a voz e o corpo de Laio exibem traços que reforçam o que se poderia classificar como uma “masculinidade hegemônica”. A voz grave de Cordeiro – que flutua entre momentos de maior firmeza, ironia e erotismo – carrega um discurso da virilidade como sinônimo de força, inteligência, esperteza e domínio sobre os sentimentos e os corpos de Jocasta e de Crísipo. Ao mesmo tempo, seu corpo másculo, peludo e forte em constante movimento e trazendo demonstrações de força, resistência e agilidade reafirma o controle físico sobre os outros personagens e o espaço das ações.</p>
Referência(s)