POR UM ENSINO DIALÓGICO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOS TECERES DE BAKHTIN E O CÍRCULO
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 1; Issue: 38 Linguagem: Português
10.36517/revletras.38.1.3
ISSN2358-4793
AutoresWilder Kléber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira, Pedro Farias Francelino,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente trabalho traçou como proposta um ensino dialógico de literatura na educaçãobásica, com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos de Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes doCírculo de Bakhtin. Esta proposta viabiliza a que professores da educação básica repensem suaspráticas de ensino, (re)acentuando metodologias cujo prisma seja a interação. Nosso objetivo, portanto,é propor um ensino dialógico de literatura para a formação de sujeitos críticos, a partir doinstante em que as condições sócio-históricas e interdiscursivas são levadas em conta, assim comoas vozes que atravessam cada gênero literário ou discursivo estudado. Quanto ao ato analítico,delimitou-se como corpus o poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, que foi publicadooriginalmente em 1942, e cuja edição que utilizamos é a de 2009. Espera-se que, enquanto sujeitosresponsivos e ativos, pesquisadores e docentes mobilizem estratégias de saber relacionadas ao sujeito,à linguagem, à história e à ideologia, termos caros à compreensão de textos literários.Palavras-chave: Ensino. Literatura. Dialogismo.
Referência(s)