
Cultura da celebridade, fã-clubes e redes sociais: mediações que movimentam a indústria da cultura pop sul-coreana
2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português
10.3895/rde.v10n16.9206
ISSN1984-2376
AutoresGabriela Freitas, Laiza Ferreira Kertscher, Maria Vitória Bernardes, Mariana Lima Matos, Nathália Cioffi, Samantha Burton, Maria Ângela Mattos,
Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno Hallyu, ou onda coreana, em especial a sua conexão com as mídias sociais e fã-clubes dos artistas musicais do gênero K-pop. Para tanto, foi feita uma abordagem da indústria musical atual da Coreia do Sul por meio da apresentação do contexto histórico que elevou o país ao patamar de grande exportador de entretenimento. Para o desenvolvimento da pesquisa, os fã-clubes foram analisados como objetos de comunicação que influenciam diretamente as plataformas midiáticas e que são capazes até de moldar os rumos da indústria de acordo com seus interesses. O resultado é fruto da observação das atividades online em mídias sociais e dos conceitos de análise da comunicação.
Referência(s)