Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas

2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v13i2p131-153

ISSN

1982-8160

Autores

Ivan Paganotti, Rosana de Lima Soares,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

A reflexão contemporânea sobre níveis distintos da crítica tem desenvolvido, a partir de perspectivas contrastantes, o conceito de metacrítica. Este artigo apresenta a possibilidade de se estabelecer uma crítica da cultura midiática por meio da metacrítica e a dificuldade peculiar em sugerir uma definição unívoca para o conceito, devido à sua multiplicidade e variabilidade, apresentando suas aplicações em diversos campos do conhecimento (especialmente a sociologia) e relacionando-o aos estudos das mídias. O texto propõe a metacrítica midiática como uma noção capaz de aglutinar análises sobre as práticas midiáticas, demonstrando sua pertinência em produções audiovisuais recentes.

Referência(s)