
A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas
2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-8160.v13i2p131-153
ISSN1982-8160
AutoresIvan Paganotti, Rosana de Lima Soares,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoA reflexão contemporânea sobre níveis distintos da crítica tem desenvolvido, a partir de perspectivas contrastantes, o conceito de metacrítica. Este artigo apresenta a possibilidade de se estabelecer uma crítica da cultura midiática por meio da metacrítica e a dificuldade peculiar em sugerir uma definição unívoca para o conceito, devido à sua multiplicidade e variabilidade, apresentando suas aplicações em diversos campos do conhecimento (especialmente a sociologia) e relacionando-o aos estudos das mídias. O texto propõe a metacrítica midiática como uma noção capaz de aglutinar análises sobre as práticas midiáticas, demonstrando sua pertinência em produções audiovisuais recentes.
Referência(s)