Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Conhecimento matemático para o ensino de escala apresentada em gráficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2019.e62664

ISSN

1981-1322

Autores

Milka Cavalcanti, Gilda Lisbôa Guimarães,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo buscou estabelecer Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de escala (Mathematical Knowledge for Teaching – MKT, Ball e colaboradores 2008) apresentada em gráficos estatísticos. A partir da revisão da literatura e de uma pesquisa diagnóstica com crianças e adultos dos anos iniciais, estabelecemos as habilidades necessárias para a compreensão de escala nos anos iniciais para cada tipo de Conhecimento Matemático para o Ensino. O Conhecimento Matemático para o Ensino de Escala não deve ser apenas teórico/epistemológico, mas deve instrumentalizar o professor para reconhecer uma resposta errada, dimensionar a natureza do erro, ter familiaridade com os erros comuns cometidos pelos alunos, planejar uma abordagem de ensino capaz de superar o erro, conhecer o livro didático e o currículo e também compreender que tipo de complexificação pode ser feita ao trabalhar este conceito no evoluir da escolaridade.

Referência(s)