Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UMA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

2019; Volume: 14; Issue: 1 ESP Linguagem: Português

10.33947/1980-6269-v14n1-3760

ISSN

1980-6469

Autores

Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Cleyde da Cunha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta um excerto das atividades formativas desenvolvidas no projeto Criação de histórias de Literatura infantil para o ensino de Matemática, especificamente apresentamos um momento formativo sobre a Contação de histórias para a reflexão do conhecimento matemático, assim como para a proposição de diferentes estratégias para o seu ensino. Nosso objetivo foi promover momentos de reflexão e formação aos docentes participantes do projeto. Participam da formação 10 professoras de escolas públicas, 5 da Educação Infantil e 5 do Ensino Fundamental. Para a análise do momento formativos utilizamos o referencial teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK. De modo geral identificamos o uso de contação de histórias para os momentos formativos como uma estrategia que promove conhecimento docentes e do conteúdo matemático Palavras-chave:

Referência(s)
Altmetric
PlumX