Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo

2019; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.24065/2237-9460.2019v9n4id1024

ISSN

2237-9460

Autores

Heloísa Toshie Irie Saito, Marta Gomes, Divaneide Lira Lima Paixão, Franciana Carneiro de Castro, Silvia Cristina de Souza, Gilmar Barbosa Guedes, Maria das Graças Medeiros Tavares,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX