Grande mídia, uma espiral: entreter, informar e influenciar na composição do sucesso e de suas vozes
2019; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.21882/ruc.v7i12.780
ISSN2357-9870
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo analisa as continuidades e descontinuidades do discurso da midia, em especial ao se instaurar o sucesso atraves de praticas discursivas. Desse modo, a midia faz um uso continuo na construcao do sucesso segundo sua politica de capitalizacao dos sujeitos e dos sentidos em circulacao. Posto isso, rastreamos alguns mecanismos discursivos de constituicao dos sentidos na midia, circunscrevendo-nos as areas do entretenimento e da informacao, campos estrategicos para influenciar a fabricacao dos sentidos. Vista a importância adquirida pelo discurso midiatico do sucesso e sua pouca investigacao, sobretudo do ponto de vista discursivo, observaremos sua materialidade em suas respectivas repercussoes na dinâmica complexa entre texto, midia e sociedade. Para tanto, afunilaremos as analises voltando-nos para a relacao sobre os dizeres das vozes famosas na conformacao de sujeitos e de sentidos do sucesso na midia. DOI: 10.21882/ruc.v7i12.780 Recebido em: 25/03/2019 Aceito em: 14/06/2019
Referência(s)