Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estudo comparativo de metodologias para solução numérica da camada-limite turbulenta sobre o aerofólio nrel s809

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n9-176

ISSN

2525-8761

Autores

David Cardoso Netto, Ramiro Gustavo Ramírez Camacho, Daniel Sampaio Souza,

Tópico(s)

Plant Surface Properties and Treatments

Resumo

O estudo da aerodinâmica ganhou significativa importância na virada do seculo 20, juntamente com a necessidade de se compreender e analisar os efeitos aerodinâmicos sobre superficies, como asas fixas. Essa analise pode ser feita pelo estudo de uma secao da asa, chamada de aerofolio, onde forcas se desenvolvem sobre o corpo pela distribuicao de pressoes e de tensoes de cisalhamento. Essa, oriunda da condicao de nao deslizamento, se desenvolve apenas em uma fina camada proxima da superficie do corpo, chamada de camada-limite. Pode-se ignorar a existencia da camada-limite, porem ao assumir essa aproximacao, nenhum arrasto pode ser calculado alem do arrasto induzido, dessa forma, uma boa resolucao da camada-limite se torna essencial. Existem diferentes formas de se calcular as distribuicoes de pressao e de tensao de cisalhamento, duas sao utilizadas no presente estudo: o metodo dos paineis utilizado pelo software XFOIL e os codigos de CFD. Este trabalho tem como objetivo o estudo e a comparacao entre as metodologias de analise aerodinâmica utilizando-se o aerofolio NREL S809. Para o codigo de CFD e feita uma modificacao no modelo de turbulencia Spalart-Allmaras com o intuito de representar uma regiao de escoamento laminar. Os resultados das analises sao comparados com os dados experimentais e resultados satisfatorios sao atingidos para os coeficientes aerodinâmicos, sobretudo de arrasto, evidenciando o efeito significativo da consideracao de uma regiao laminar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX