Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A FILOSOFIA LOGICISTA DE BERTRAND RUSSELL NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

2019; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24979/192

ISSN

1981-4127

Autores

Virgínia Florêncio Ferreira de A. Nascimento, Jardel Sousa Leite, Patrícia Macêdo de Castro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as concepções de Russel a respeito da filosofia logicista na matemática, destacando suas contribuições à ciência educacional apresentando princípios capazes de nortear o professor a transmitir ao estudante o conhecimento sobre a disciplina de matemática de forma mais eficiente, fazendo com que o aluno interaja com o conteúdo, resolva problemas, trabalhe para solucionar suasdúvidas e contradições para que assim o professor possa otimizar seu desempenho na sala de aula. Para isso, utiliza-se de procedimentos de pesquisa bibliográfica, sobre o tema. Para que se possa definir conceitos efundamentar a pesquisa usou como base a obra intitulada “Introdução a Filosofia Matemática”. Nesta obra Bertrand Russell, contextualiza sua análise de forma lógica a partir dos números naturais, no sentido de minimizar dificuldades a mais apaixonados no ensino de lógica matemática.

Referência(s)