Artigo Acesso aberto

Música para ver, teatro para ouvir: aspectos idiomáticos da música-teatro de Gilberto Mendes

2019; Issue: 11 Linguagem: Português

10.26512/dramaturgias.v0i11.27398

ISSN

2525-9105

Autores

Fernando Magre,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Constança Capdeville é a maior representante do teatro-música em Portugal. As suas composições vão além do musical, incluindo recursos extramusicais, como adereços, luzes, imagens, elementos teatrais e gravações em fita magnética. Esses recursos foram introduzidos nas suas obras, seja para estabelecer ambientes, estados emocionais ou para definir espaços. As obras de teatro-música de Capdeville, apesar de seu sucesso, também suscitaram reações controversas no público. Na perspetiva da compositora, a ópera e o concerto tradicional tinham terminado e, portanto, o conceito do palco deveria ser repensado. Capdeville referiu que, muitas vezes, teve que resolver esse problema criando os seus próprios palcos. Neste artigo, discutiremos o conceito de teatro-música no contexto da música contemporânea portuguesa e as suas influências nas composições de Capdeville.

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