Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SUSTAINABILITY RESEARCH: A GROUNDED THEORY APPROACH IN THE FIELD OF CLIMATE CHANGE

2019; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/geas.v8i3.15766

ISSN

2316-9834

Autores

Vanessa Cuzziol Pinsky, Isak Kruglianskas, Clandia Maffini Gomes, Amir Rezaee,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A mudança climática é um problema global, complexo e incerto, pois é impulsionado pelo comportamento humano, e apresenta riscos no longo prazo para os sistemas naturais e humanos. Mudanças no comportamento humano, fluxo de financiamento, instrumentos de política, e governança multinível são necessários para mitigar e gerenciar os principais riscos climáticos. Entender as dimensões sociais da mudança climática é, literalmente, um tema quente a ser estudado. A maior parte da literatura científica nessa área é focada em ‘hard science’. Diferentes métodos de construção de teoria são utilizados nas ciências sociais aplicadas. No entanto, o uso da abordagem da teoria fundamentada na pesquisa em sustentabilidade, especialmente ‘soft science’ na área de mudanças climáticas, é escasso. O objetivo desse artigo é discutir o uso do método teoria fundamentada em um campo de pesquisa emergente que combina governança e mudança climática. O artigo apresenta resultados substantivos de um quadro teórico emergente que explica o processo de governança de REDD+ no Brasil, um mecanismo de financiamento climático da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) focado na mitigação de emissões florestais em países em desenvolvimento. Ao invés de discutir sobre os melhores procedimentos e técnicas para construir uma teoria, que podem ser acessadas em várias publicações científicas, esse artigo apresenta um guia prático e discute as lições aprendidas para integrar o "Modelo Teórico de Governança em REDD+". Acadêmicos e pós-graduandos são encorajados a testar e validar (ou não) o modelo teórico emergente nesse estudo.

Referência(s)