Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O idiota acima de todos: “Momento Waldo” – fanatismo, espetáculo e esvaziamento do político

2019; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29146/eco-pos.v22i2.26049

ISSN

2175-8689

Autores

Maria Cristina Franco Ferraz, Ericson Saint Clair,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O artigo investiga as relações entre política e espetáculo a partir do episódio “Momento Waldo”, da série Black Mirror. A trama permite observar as novas e ominosas dobras do capitalismo no ocidente, em sua associação com o pensamento reacionário, expresso na ascensão política de personagens caricatas, paradoxalmente eleitas de modo democrático. Articula-se o pensamento de Agamben sobretudo ao de Amós Oz e Barbara Cassin, a fim de ressaltar, no debate político, o sequestro insidioso da potência da palavra e sua substituição pelo regime discursivo do fanatismo. A figura emergente desse regime - o idiota - é desdobrada em duas direções. Por um lado, salientam-se variações históricas de sentido de idiota na cultura ocidental; por outro, explora-se seu vínculo a modelos comportamentais contemporâneos difundidos na campanha publicitária da marca Diesel, com seu lema Be stupid.

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