
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n9-120
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significacoes de uma professora de Ensino Medio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusao escolar de alunos com NEEs? A investigacao e de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituidos por uma professora de Ensino Medio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teorico-metodologica de sustentacao foram o Materialismo Historico Dialetico e a Psicologia Socio-Historica. O processo analitico utilizado foi o Nucleo de Significacao. A participante da pesquisa foi uma professora de Historia. As tecnicas e os instrumentos metodologicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As analises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluidos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos nao sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluido com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formacao e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno nao seja excluido, segregado ou mesmo passivel de bullying por aqueles sem NEEs.
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