
O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil.
2019; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29146/eco-pos.v22i2.26253
ISSN2175-8689
AutoresAryovaldo de Castro Azevedo, Erica Cristina Verderio Bianco,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo analisa como a comunicação político-eleitoral do candidato à presidência da República em 2018, Jair Messias Bolsonaro (PSL), recorreu a mitologias políticas para construir sua identidade de marca durante a corrida eleitoral. Nosso objetivo é verificar a presença de elementos míticos nos conteúdos emitidos pelo candidato e, para tanto, utilizamos conceitos de propaganda política e eleitoral, mito e discurso político, construção de mitos pela publicidade e mito como linguagem da cultura de massas num estudo de caso de sua campanha, envolvendo análise de conteúdo e de discurso, as quais indiciaram que o contexto socioeconômico, político e cultural que influenciam na mitologização dos conteúdos emitidos propiciaram a utilização de uma mitologia política conspiratória utilizada, de modo consistente, para fomentar a mobilização popular, com uso estratégico das redes sociais digitais, no processo de mi(s)tificação do então candidato, que procedeu rumo ao Palácio do Planalto.
Referência(s)