Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

2019; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2019v17i3p1239-1262

ISSN

1809-3876

Autores

Luciana Boff Turchielo, Rosane Aragón,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O paradigma do professor reflexivo visa superar a compreensão dicotômica da educação que separa o saber do fazer e a teoria da prática. Essa tendência busca romper com a prática prescritiva e instrumental ao potencializar as finalidades da reflexão na formação inicial e continuada como estratégia que aproxime a universidade da escola. O texto discute, analisa e detalha um estudo realizado sob essa ótica em uma formação de professores em um curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo relata uma pesquisa sobre o desenvolvimento do sujeito reflexivo, interpretado pela perspectiva construtivista da formação de “possíveis”. A análise foi realizada considerando categorias e descritores de níveis evolutivos de criação de novas possibilidades cognitivas. Os resultados indicam que a formação reflexiva pode ser evidenciada por reorganizações e reconstruções durante o processo reflexivo realizado ao longo do curso, em que os sujeitos problematizam e articulam conhecimentos teóricos e a suas práticas pedagógicas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX