Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTRATÉGIAS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

2019; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24979/273

ISSN

1981-4127

Autores

Vanessia Pereira Noronha, Jairzinho Rabelo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

São muitos os mitos relacionados à prática da escrita, principalmente no que condiz as produções textuais dos alunos na escola. Para isso, espera-se que o alunado utilize de estratégias textuais que possa evidenciar sua reflexão sobre determinado tema de modo a demonstrar seu conhecimento de mundo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar quais são as estratégias textuais utilizadas pelos alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Roraima. O corpus é aqui constituído por três redações, pertencentes à tipologia textual dissertativo-argumentativa, escolhidas de forma aleatória, e elaboradas pelos alunos no inicio do 4º Bimestre letivo - 2018. A presente investigação fundamentou-se na Linguística Textual, por meio dos estudos propostos por Koch (2002; 2004; 2009; 2015) e Marcuschi (1998; 1983; 2005; 2007) e também se ancorou no quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo, proposto por Bronckart (1999; 2008). A metodologia que orienta o trabalho aqui apresentado é de cunho qualitativo. Face ao exposto, os resultados revelam que os candidatos exploraram mesmo que timidamente os seus conhecimentos prévios, embora os textos ainda apresentem problemas relacionados à organização e ao planejamento textual evidenciados na materialidade do texto em si.

Referência(s)