Artigo Acesso aberto

O smartphone como ferramenta auxiliar de ensino/aprendizagem em plataformas de learning management system

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n9-126

ISSN

2525-8761

Autores

Marcio Franck Figueiredo, Iêdo Souza Santos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A tecnologia mobile ocupa, cada vez mais, um tempo significativo no quotidiano de alunos e professores. Estudos indicam que jovens em idade universitaria entre 20-24 anos passam mais tempo interagindo diariamente com smartphones que com qualquer outro aparato tecnologico, principalmente quando conectados a internet. A distância entre a fonte de uma informacao e o receptor diminuiram a um clique em um link disponivel em um sitio, enviado por e-mail, redes sociais ou por qualquer mensageiro instantâneo. As funcoes de realizar e receber ligacoes, antes primordiais, hoje passam quase que despercebidas frente as inumeras funcionalidades dos aparelhos smartphone. Editar, produzir, visualizar e enviar textos e trabalhos, antes realizados apenas por computadores tornou-se mais pratico e, literalmente, ao alcance das maos. Aliado a isso, as plataformas bases dos sistemas operacionais mais utilizados (Android e IOS) disponibilizam uma infinidade de aplicativos pagos e gratuitos voltados para o ensino. Neste contexto, a pesquisa apresenta um estudo quanto ao perfil de alunos de graduacao e sua relacao com os smartphones assim como a experiencia na utilizacao da plataforma de gerenciamento de ensino Google ClassRoom via smartphone.

Referência(s)
Altmetric
PlumX