Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Corpo, saúde e sociedade de consumo: a construção social do corpo saudável

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-12902019170035

ISSN

1984-0470

Autores

Manoel Antônio dos Santos, Vitor Hugo de Oliveira, Rodrigo Sanches Peres, Eduardo Name Risk, Carolina Leonidas, Érika Arantes de Oliveira‐Cardoso,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Resumo Ainda que a articulação entre corpo, saúde e contexto político-econômico seja extremamente complexa e mediada por processos heterogêneos, é possível problematizar o discurso produzido pela mídia sobre corpo e saúde. Este estudo teve por objetivo apresentar algumas reflexões sobre os discursos e práticas contemporâneos acerca da saúde, com enfoque nos aspectos corporais e na relação entre estética corporal e bem-estar do indivíduo. A linha argumentativa desenvolvida preconiza que, na rede discursiva que se propaga pelas grandes mídias, cria-se uma concepção de saúde intimamente atrelada ao mercado de consumo. Neste ensaio, alguns discursos midiáticos sobre saúde são analisados, tendo em vista compreender aspectos do mercado simbólico que se organiza calcado nos signos-saúde. A construção do “corpo saudável” é tematizada e problematizada por meio do percurso teórico empreendido. No novo ideal apolíneo emergente na contemporaneidade, o corpo é um objeto moldável a ser cultivado por meio de dietas e hábitos alimentares espartanos, educado em sessões exaustivas de exercícios físicos, modelado por substâncias anabolizantes, corrigido por cirurgias plásticas com finalidade estética e regulado por padrões socioculturais que almejam alcançar a imortalidade mascarada no mito da eterna juventude. Para aprimorar os cuidados em saúde, os profissionais devem compreender as transformações que incidem na imagem do corpo que tem sido valorizada na era contemporânea.

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