
“Como se forma um professor de língua inglesa?”: reflexões a partir da reforma curricular de um curso de Letras
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.35572/rlr.v8i3.1442
ISSN2317-2347
AutoresCristiane Carvalho de Paula Brito, Fernanda Costa Ribas,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo visa refletir sobre a formação do professor de língua inglesa, a partir da análise da mudança curricular de um Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, em uma universidade pública mineira. Fundamentamo-nos no pressuposto bakhtiniano de que a linguagem é dialógica e buscamos, com base em uma metodologia qualitativa de pesquisa, identificar alguns enunciados, no Projeto Pedagógico do Curso em questão, que apontassem para concepções do que seja formar um professor de língua inglesa. Nossas análises apontam que o eixo organizador das diferentes vozes colocadas em cena acerca da formação parece estar na necessidade de interpelar o licenciando a tomar um posicionamento diante das diversas concepções de língua(gem) que constituem sua profissão.
Referência(s)