
Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: a ciranda das Artes na Escola de Aplicação da UFPA
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 14 Linguagem: Português
10.5752/p.2318-7344.2018v6n14p88-113
ISSN2318-7344
AutoresRita de Cássia Cabral Rodrigues de França, Raquel Amorim dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo tem como tema a Base Nacional Comum Curricular e a Arte na Educação Infantil. Dessa forma, problematiza o conceito de criança na perspectiva da BNCC e a importância do brincar e interagir para o desenvolvimento artístico da criança na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu no decorrer do primeiro semestre de 2018 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. A abordagem da pesquisa é qualitativa, estruturada na bibliografia especializada no diálogo em arte, com a concepção de interação social; em se tratando do brincar tomamos como referências significativas produções da área, a metodologia adotou a pesquisa de campo, como instrumento de coleta de dados e a observação. Os resultados mostram por meio deste estudo que a BNCC desvela um conceito de criança histórico-social; a Escola de Aplicação promove a brincadeira e interação direcionando também para o fazer artístico, contribuem para o desenvolvimento das habilidades artísticas da criança, bem como para aprendizagens, desenvolvimento e socialização da criança no meio social.
Referência(s)