
Crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola para o ENEM
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13102/cl.v20i1.4750
ISSN2594-9675
AutoresPoliana de Oliveira Santos, Eliane Machado Pereira Machado Soares,
Tópico(s)EFL/ESL Teaching and Learning
ResumoO presente artigo objetiva investigar as crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola como língua estrangeira para o ENEM bem como quais destas são predominantes em relação a dada escolha. Como princípios teóricos, as bases são os estudos sociolinguísticos, especificamente os que se referem a crenças linguísticas. São analisadas as bases propostas pelos documentos oficiais para o ensino de língua estrangeira: LDB, Parâmetros Curriculares, OCEM (orientações curriculares para o ensino médio). O corpus da pesquisa é constituído de dados coletados na cidade de Jacundá-PA, com 20 informantes (19 alunos do Ensino Médio – 3º ano, 1 professora – habilitada em Inglês e Espanhol) da Escola Arte de Educar de Jacundá (instituição privada), a partir de entrevistas gravadas e, posteriormente, transcritas. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo cinco perguntas para avaliar e alcançar o objetivo inicialmente proposto.
Referência(s)