
Abordagem dos cursos de Engenharia Mecânica do norte do Brasil
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n9-158
ISSN2525-8761
AutoresAntônio Bruno da Silva Oliveira, Álvaro Arthur Soares Cintra, Léo César de Oliveira Pereira, Rodrigo da Silva Dias, Igor dos Santos Gomes, Antonio Henrique da Silva Bitencourt, Roberto Tetsuo Fujiyama,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs avaliacoes qualitativas a respeito do desempenho das instituicoes de ensino superior, nao so no âmbito nacional como internacional, mostram-se bastante importantes, pois, influenciam politicas, decisoes de investimento e reestruturacao institucional. Neste sentido, este trabalho busca analisar o estado atual das universidades de engenharia mecânica na regiao norte do Brasil, verificando o numero de instituicoes, publicas e privadas, que ofertam o curso em cada estado da regiao, assim como a qualidade da educacao para os mesmos, tendo como base de dados as avaliacoes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) nos estados do Acre (AC), Amapa (AP), Amazonas (AM), Rondonia (RO), Roraima (RR), Para (PA) e Tocantins (TO) no periodo de 2014 a 2017. As analises constatam que a regiao norte carece de instituicoes publicas de ensino superior que ofertem cursos de engenharia mecânica, haja vista que estas compoem apenas 8,77% das universidades em todo estado. No que tange a qualidade de educacao, os estados se mantem com conceito medio, pois grande parte das faculdades obtiveram notas 3 na avaliacao do MEC.
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