UTILIZANDO DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATRIZES: USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS COMPUTACIONAIS EM DOIS AMBIENTES ESCOLARES

2011; Editora Univates; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2176-3070

Autores

Gabriela Do Rosário Baggio, Daniela Schmidt Schossler, Maria Madalena Dullius,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo relata uma experiencia de sala de aula envolvendo o estudo de matrizes para duas turmas do 2o ano do Ensino Medio, sendo uma delas de ensino regular e a outra da Educacao de Jovens e Adultos - EJA. Foram desenvolvidas situacoes-problemas envolvendo o conteudo de matrizes, por meio da metodologia da Modelagem Matematica e de recursos computacionais. O objetivo principal da pesquisa e verificar se as metodologias serao eficazes nos dois contextos em que foram desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos relatos escritos pelos alunos e filmagens de algumas aulas. Como resultado, evidenciamos a importância de trabalharmos com diferentes metodologias e adapta-las as diferentes realidades escolares.

Referência(s)