
Pesquisas realizadas sobre educação matemática inclusiva no projeto obeduc em rede UFMS/UEPB/UFAL
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n9-189
ISSN2525-8761
AutoresAbigail Fregni Lins, Patrícia Sândalo Pereira, Priscila Araújo Simões, Andréa de Andrade Moura,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoApesar dos sabidos avancos nas politicas social e educacional brasileiras sobre inclusao e processos de inclusao ainda enfrentamos problemas em nossa sociedade, e em nossas escolas, com relacao a referida questao. Por esta razao, uma das equipes do Nucleo UEPB do Projeto Observatorio da Educacao OBEDUC em rede UFMS/UEPB/UFAL voltou-se para a educacao matematica inclusiva. Apresentamos neste artigo duas das cinco pesquisas desenvolvidas, as quais, baseando-se em uma proposta didatica elaborada sobre conteudos matematicos por cinco membros da Equipe Educacao Matematica e Deficiencia Visual do Projeto OBEDUC Nucleo UEPB, aplicada a vinte e tres alunos cegos e de baixa visao de uma escola publica na cidade de Campina Grande, Paraiba, dizem respeito a saberes docentes de seis professores de Matematica sobre pratica inclusiva e utilizacao do Jogo da Velha em tamanho ampliado com pecas adaptadas como possibilidade de se trabalhar conceitos geometricos. De abordagem qualitativa, as pesquisas mostraram lacunas no conhecimento docente sobre a utilizacao do Braille e manipulacao de materiais. Por outro lado, as pesquisas mostraram que a utilizacao do Jogo da Velha como material manipulavel melhorou a compreensao de conceitos geometricos pelos alunos cegos, de baixa visao e videntes, evidenciando a capacidade dos alunos de aprender e desenvolver o conhecimento matematico de acordo com o proporcionado a cada um deles.
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