
OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAIS SOB A PERSPECTIVA DE COERÊNCIA E COESÃO: UM ESTUDO À LUZ DA LEI SARBANES-OXLEY
2019; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21721/p2p.2019v6n1.p170-190
ISSN2358-7814
AutoresEmiliano Carlos Serpa Castor, Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Adriano Rosa da Silva, Juliano Melquíades Vianello,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoValor ou premissa de uma organização, a ética empresarial vem para assegurar tanto a sobrevivência como a reputação de uma empresa, seja ela pública ou privada. E, como é de se supor, os seus bons resultados. Por meio desta perspectiva, busca-se, neste artigo, estudar os códigos de ética sob o ponto de vista de coerência e de coesão, à luz do termo accountability, tendo como referência de partida a Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Assim, a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente revela-se o fio condutor deste trabalho, particularizado nas cinco empresas brasileiras com os melhores desempenhos na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), no recorte temporal entre janeiro e julho de 2016.
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