Artigo Acesso aberto Produção Nacional

OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAIS SOB A PERSPECTIVA DE COERÊNCIA E COESÃO: UM ESTUDO À LUZ DA LEI SARBANES-OXLEY

2019; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21721/p2p.2019v6n1.p170-190

ISSN

2358-7814

Autores

Emiliano Carlos Serpa Castor, Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Adriano Rosa da Silva, Juliano Melquíades Vianello,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Valor ou premissa de uma organização, a ética empresarial vem para assegurar tanto a sobrevivência como a reputação de uma empresa, seja ela pública ou privada. E, como é de se supor, os seus bons resultados. Por meio desta perspectiva, busca-se, neste artigo, estudar os códigos de ética sob o ponto de vista de coerência e de coesão, à luz do termo accountability, tendo como referência de partida a Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Assim, a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente revela-se o fio condutor deste trabalho, particularizado nas cinco empresas brasileiras com os melhores desempenhos na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), no recorte temporal entre janeiro e julho de 2016.

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