
Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo
2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357
ISSN1981-1624
AutoresJoice Otávio Ponce, Jorge Luís Ferreira Abrão,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoA inclusão de crianças com autismo no Brasil tem se tornado uma realidade, demonstrando a efetividade das políticas de inclusão, de forma geral. No entanto, as especificidades do autismo colocam em relevo algumas idiossincrasias, sendo necessário um olhar mais apurado sobre o tema desenvolvido. Tendo em vista que a função do professor é essencial na estrutura e no funcionamento do sistema educacional, o presente artigo tem por objetivo compreender a visão destes sobre o processo inclusivo. Para que tal objetivo fosse alcançado, realizou-se entrevistas individuais semiestruturadas com quatro professoras que, no momento da pesquisa, atuavam em classes regulares nas quais estão incluídas pelo menos uma criança com autismo. A partir dos relatos, foi possível constatar a necessidade de formação especializada, já que esta foi destacada como principal elemento gerador de angústia para as professoras. Mesmo com relatos de algumas dificuldades, pode-se perceber narrativas de boas experiências com relação à inclusão.
Referência(s)