Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pedagogia das encruzilhadas Exu como Educação

2019; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.24065/2237-9460.2019v9n4id1012

ISSN

2237-9460

Autores

Luiz Rufino,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Exu na cultura ioruba e nas suas múltiplas inscrições na diáspora africana emerge como princípio explicativo de mundo sobre o acontecimento, comunicação, linguagem, invenção, corporeidade e ética. Nesse sentido, considerando que os domínios do orixá são também comuns ao fenômeno educativo, podemos, a partir de um giro enunciativo, perspectivar uma educação referenciada por ele. Assim, na emergência de processos educativos e proposições curriculares antirracistas e decoloniais é que lanço mão da Pedagogia das Encruzilhadas, um projeto político/epistemológico/ético que tem Exu como fundamento teórico/metodológico. Dessa maneira, entendendo que a decolonialidade se constitui enquanto ação e demanda outras presenças, conhecimentos e gramáticas, este artigo investe na crítica às obras coloniais que regimentam a educação não como prática emancipatória, mas como forma regulação. A reflexão também investe no apontamento de outras possibilidades de problematização da educação, a partir de referenciais éticos/estéticos historicamente produzidos como não credíveis pela razão dominante e suas políticas de conhecimento. Palavras- chave: Exu. Pedagogia das Encruzilhadas. Educação.

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