Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Violência contra o docente em escola estadual de ensino médio em Leópolis, norte do Paraná

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 23; Linguagem: Português

10.5902/2236499436314

ISSN

2236-4994

Autores

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Patrícia Aparecida Albini Prado,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo aborda a violência no contexto escolar, especialmente contra o docente, e os movimentos de enfrentamento da violência contra os docentes em uma escola estadual de ensino médio em Leópolis, no Norte do Estado do Paraná. O objetivo principal consistiu em compreender a violência no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino médio, a partir da percepção dos docentes, na pequena cidade de Leópolis, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas, levantamento de dados secundários acerca do município e da escola e aplicação de questionário nos docentes da referida escola. Os resultados sinalizaram que os docentes sofrem, diariamente, com a violência no ambiente escolar. Além disso, como consequência, a violência tem causado síndromes e influenciando na saúde desses docentes, causando desânimo, pânico, depressão e até a desistência da profissão. Portanto, observou-se que as escolas de pequenas cidades como espaços seguros têm se tornado uma realidade cada vez mais nostálgica.

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