Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura digital versus autoridade pedagógica

2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Linguagem: Português

10.26512/lc.v24i0.18993

ISSN

1981-0431

Autores

Adilson Cristiano Habowsk, Elaine Conte,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos decultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíprocoe interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condiçãode possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas deliberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e pluralde sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender eincorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criandovínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelaçõesdos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicama necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecerrelações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretaçãoacerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridadepedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constróiuma educação crítica.

Referência(s)