
Método cooperativo de identificação de falhas em softwares de gestão educacional baseado em ferramentas de qualidade: Um estudo de caso
2018; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.13037/ras.vol14n2.242
ISSN2179-2518
AutoresAlerson Gotfrid, Pedro Henrique de França Freire, Carlos Alexandre Gouvea da Silva,
Tópico(s)Software System Performance and Reliability
ResumoEm uma instituicao de ensino, assim como qualquer outra empresa, existem inumeros dados e informacoes a serem armazenados e gerenciados. Um Sistema de Informacao (SI) que utiliza de computadores e softwares pode auxiliar e aprimorar processos de gerenciamento da grande quantidade de dados dessas instituicoes. Instituicoes educacionais cada vez mais vem investindo em tecnologias, softwares e sistemas que auxiliam no gerenciamento que, em alguns casos, nem sempre suprem todas as necessidades que a empresa demanda, o que por muitas vezes acarreta na queda da qualidade do servico prestado. As instituicoes educacionais nao deixam de ser empresas de producao, por isso, para identificar os problemas apresentados nestes softwares e facilitar a busca por melhoria continua, e possivel utilizar ferramentas de qualidade, que muitas vezes estao ligadas a industria, tais como o Brainstorming, Diagrama de Ishikawa ou Metodo GUT, entre outras ferramentas. O presente trabalho tem como objetivo identificar, classificar e auxiliar na busca de possiveis solucoes para os problemas encontrados em sistema de gestao em instituicao de ensino privado situada na cidade de Araucaria-PR. Esse objetivo e alcancado a partir de um estudo de caso da aplicacao de um metodo cooperativo de identificacao das falhas encontradas pelos usuarios do sistema da instituicao onde foi realizado o trabalho.
Referência(s)