Curso de Ciências da Terra e Atmosfera para Rstudo do Meio
2019; Volume: 4; Issue: 9 Linguagem: Português
10.23864/cpp.v4i2.384
ISSN2526-2882
AutoresPatrícia Takahashi Lopes, Alexandre Rodrigues Dias,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo ano escolar de 2018 foi desenvolvido com uma turma de 9º ano do EF II, um curso interdisciplinar de física e geografia, com enfoque às Ciências da Terra e Atmosfera. A proposta foi desenvolver ao longo do ano letivo conteúdos e atividades experimentais relacionados ao estudo das forças da natureza e sua influência sobre o clima e solo. Esta instrumentação foi necessária na observação e interpretação da paisagem, num estudo do meio realizado na Vila do Marujá, em Cananeia. Os objetos do projeto foram atender as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizar estratégias metodológicas de iniciação científica para desenvolvimento de habilidades de observação, instrumentação, mensuração, descrição e analise de dados num trabalho pré-campo. Este trabalho pré-campo teve a finalidade de construir um repertório teórico e procedimental que possibilitasse uma atitude mais proativa nas atividades de campo. Os resultados obtidos não apenas atenderam nossas expectativas, apesar de alguns imprevistos durante o curso, como também mostrou possibilidades metodológicas que podem atender às demandas vividas não apenas na escola, mas na sociedade contemporânea. Também pudemos constatar a relevância da interdisciplinaridade não apenas no desenvolvimento de projetos, mas na própria estruturação do currículo escolar. O trabalho resultante desta prática foi avaliado durante o percurso com rubricas de acompanhamento e prova integrada, individual e em grupo, além de relatórios de campo.
Referência(s)