
A discussão de políticas educacionais no interior da escola: resistência e naturalização
2019; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782019240046
ISSN1809-449X
AutoresElita Betânia de Andrade Martins,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO O texto traz elementos que ajudam a compreender como os professores da educação básica têm discutido as políticas educacionais. Para isso, apresenta dados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas por eles como decorrentes das atuais políticas educacionais. Contou com o aporte teórico de autores como Ball (2005, 2008), Fairclough (2016), Mainardes (2006), entre outros, para caracterizar o contexto macro das políticas e o micro, por meio da percepção de professores e gestores. Os resultados indicaram poucos momentos coletivos, nos quais mais acontecem explanações que discussões sobre as políticas educacionais, e, ainda, a necessidade do fortalecimento de redes de comunicação que favoreçam leituras e interpretações resistentes para reflexão sobre o processo de comoditização educacional e de naturalização de valores da cultura empresarial.
Referência(s)