Artigo Produção Nacional

PEDRO E A FESTA NA LAGOA: ESTRATÉGIAS DE SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE MÚSICA

2019; Volume: 9; Linguagem: Português

ISSN

2594-5181

Autores

Carlos Antônio Freitas da Silva, Valéria Lázaro de Carvalho,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este trabalho apresenta estrategias de ensino de musica para a iniciacao musical de criancas na educacao basica. As propostas apresentadas foram fundamentadas a partir dos Metodos Ativos em Educacao Musical, em algumas orientacoes de Praticas Pedagogicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao Infantil (DCNEI), pelo Referencial Curricular Nacional para a Educacao Infantil (RCNEI) e pelas propostas de ensino e aprendizagem da psicologia da educacao. Foi fundamentado em autores como Murray Schafer, Teca Alencar de Brito e Violeta de Gainza. O fazer musical e apoiado na contacao e sonorizacao de historias, que podem ser trabalhadas tanto pelo(a) professor(a) especialista quanto nao especialista em musica.

Referência(s)