Extensão do molhe norte do Porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto A

2020; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5894/rh41n1-cti2

ISSN

2182-9926

Autores

L. Pinheiro, Francisco Pedro, H.S. Abdelwahab, C. J. E. M. Fortes, João A. Santos, R. Capitão,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

O Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamente vários navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio "Esso Osaka" tem um comprimento de 3,43 m, uma boca de 0,53 m e um calado máximo de 0,23 m. A medição da elevação da superfície livre foi realizada com um conjunto de sondas resistivas. Os movimentos do "Esso Osaka" foram medidos segundo os seis graus de liberdade com recurso a um Sistema ótico de medição de movimentos, OptitrackT. Efetuou-se ainda a determinação das forças nas amarras e defensas com recurso a células de carga. Foram efetuados um conjunto de ensaios com o navio "Esso Osaka" para diferentes períodos de onda e alturas de onda incidente. Neste artigo descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX