Extensão do molhe norte do Porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto A
2020; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5894/rh41n1-cti2
ISSN2182-9926
AutoresL. Pinheiro, Francisco Pedro, H.S. Abdelwahab, C. J. E. M. Fortes, João A. Santos, R. Capitão,
Tópico(s)Maritime Ports and Logistics
ResumoO Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamente vários navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio "Esso Osaka" tem um comprimento de 3,43 m, uma boca de 0,53 m e um calado máximo de 0,23 m. A medição da elevação da superfície livre foi realizada com um conjunto de sondas resistivas. Os movimentos do "Esso Osaka" foram medidos segundo os seis graus de liberdade com recurso a um Sistema ótico de medição de movimentos, OptitrackT. Efetuou-se ainda a determinação das forças nas amarras e defensas com recurso a células de carga. Foram efetuados um conjunto de ensaios com o navio "Esso Osaka" para diferentes períodos de onda e alturas de onda incidente. Neste artigo descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos.
Referência(s)