Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Imagem do político brasileiro

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1806-9770

Autores

Aroldo Rodrígues, Sharon A. Lobel, Bernardo Jablonski, Marina Monnerat, Danielle Corga, Kátia Diamico, Marcos Pereira, Andréa Delfino Ferraz,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O estudo de estereotipos em relacao aos politicos tem sido negligenciado por parte dos psicologos sociais. Neste estudo foi testada a hipotese de que prevalece, entre nos brasileiros, uma atitude negativa para com a classe politica. Objetivos secundarios da pesquisa foram a verificacao da possibilidade de utilizacao do telefone como meio de coleta de dados no Brasil e a correspondencia entre respostas de estudantes universitarios e as de membros de outros segmentos da populacao. Tomaram parte no estudo 533 sujeitos de ambos os sexos, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Destes, 273 foram contactados por telefone, atraves de escolha aleatoria, e os demais eram universitarios. Os resultados confirmaram a existencia de uma visao fortemente negativa do politico brasileiro. Eles sao vistos como ambiciosos, insinceros, oportunistas,mal intencionados, irresponsaveis, incompetentes, etc. Nenhum e Todos foram as respostas mais frequentes para o politico que mais se aproxima e o que mais se afasta, respectivamente, do ideal. O uso do telefone mostrou-se adequado e universitarios e demais segmentos da populacao forneceram respostas semelhantes.

Referência(s)