Artigo Revisado por pares

O estado de Conservação da pintura de Adriano de Sousa Lopes

2019; Grupo Español del IIC; Issue: 15 Linguagem: Espanhol

ISSN

1989-8568

Autores

Liliana Cardeira, Ana Bailão, Fernando António Baptista Pereira, António José Estevão Grande Candeias,

Tópico(s)

Building materials and conservation

Resumo

espanolEste estudo tem como objetivo determinar as causas de degradacao associadas as pinturas de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) durante a sua aprendizagem nas Academias de Belas-Artes de Lisboa e de Paris no inicio do seculo XX. O conjunto de dez pinturas escolhidas para analise pertencem ao acervo de pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Para este efeito, estabeleceu-se uma metodologia para a analise da deterioracao com base nos resultados obtidos atraves da identificacao dos materiais e tecnicas, assim como no levantamento do estado de conservacao das obras. Para finalizar, foi possivel identificar os agentes de deterioracao responsaveis pela degradacao das obras verificando danos mecânicos e fisicos provocados por condicoes ambientais nao controladas, incorreto manuseio, mau armazenamento e, por fim, incorreta aplicacao de tecnicas por parte do pintor, como tambem pela escolha de materiais debeis. EnglishThis study aims to determine the causes of degradation associated with the paintings of Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) during his apprenticeship at the Academies of Fine Arts in Lisbon and Paris in the early 20th century. The set of ten paintings chosen for analysis belongs to the painting collection of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL). For this purpose, a methodology was established for the analysis of the deterioration based on the results obtained through the identification of the materials and techniques, as well as in the survey of the state of conservation of the artworks. Finally, it was possible to identify the deterioration agents responsible for the deterioration of the artworks, validating mechanical and physical damage. Such damage was proved to have been caused by uncontrolled environmental conditions, incorrect handling, bad storage and, finally, due to the techniques of the painter, as well as the choice of fragile materials. portuguesEste estudio tiene como objetivo determinar las causas de degradacion asociadas a las pinturas Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) durante su aprendizaje en las Academias de Bellas Artes de Lisboa y Paris a principios del siglo XX. El conjunto de diez pinturas elegidas para el analisis pertenece a la coleccion de pintura de la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa (FBAUL). Con este fin, se establecio una metodologia para el analisis del deterioro en base en los resultados obtenidos a traves de la identificacion de los materiales y tecnicas, asi como en el estudio del estado de conservacion de las obras. Para finalizar, fue posible identificar los agentes de deterioro responsables de la degradacion de las obras verificando danos mecanicos y fisicos provocados por condiciones ambientales no controladas, incorrecto manejo, mal almacenamiento y, por fin, incorrecta aplicacion de tecnicas por parte del pintor, asi como por la eleccion de materiales fragiles.

Referência(s)