
O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresViviane Lemos Silva Fernandescecília Magnabosco Prado,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoIntroducao: Ha mais de quarenta anos, estudos sobre cognicao, tipos de inteligencia e cultura trouxeram diferentes pontos de vista em relacao a aprendizagem/ensinagem, quebrando paradigmas e levando a novas reflexoes sobre esse processo e sua aplicacao nas praticas pedagogicas (ANASTASIOU et al, 2004). Nesse interim, multiplas possibilidades de metodologias ativas de ensino-aprendizagem foram desenvolvidas e amplamente divulgadas (BRASIL, 2012), dentre elas os mapas conceituais, em que os conceitos estudados sao inseridos no interior de formas geometricas, e as relacoes entre eles sao especificadas por linhas que podem ou nao possuir termos/frases explicativas, que procuram clarear relacoes proposicionais significativas. Assim, nesse tipo especifico de metodologia, sao necessarios tres elementos fundamentais: conceito, proposicao e palavra(s) de enlace (SOUZA et al, 2010), e atualmente, a construcao de um mapa pode acontecer via tecnologia de informacao (TIC), a partir de softwares desenvolvidos para este fim (FERREIRA et al, 2012). Assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiencia adquirida pela equipe de docentes de um curso de Fisioterapia de uma Universidade do Centro-Oeste brasileiro, na orientacao da construcao de Mapas Conceituais pelos discentes do primeiro periodo do curso, como fechamento de disciplinas do ciclo basico de ensino. Descricao: Os estudantes receberam o plano de aprendizagem das disciplinas que iriam cursar, e a ideia da apresentacao do Mapa Conceitual como fechamento da disciplina, constava no plano especifico de uma disciplina, sendo discutida nesse primeiro contato. A professora foi responsavel por explicar ao alunado o que sao metodologias ativas de ensino, definindo por fim o mapa conceitual e seus objetivos, alem de deixar claro qual e o papel esperado dos estudantes e dos avaliadores. A construcao do mapa conceitual foi retomada em diferentes momentos no decorrer do semestre. A orientacao dada foi para que todo o conteudo trabalhado na disciplina constasse no mapa, e alem disso, os estudantes deveriam usar o software adequado para a construcao de mapas conceituais, neste caso, o programa utilizado foi CMAP TOOLS®, para que desenvolvessem a habilidade de trabalhar com a ferramenta, sendo util durante toda a vida academica, bem como a vida profissional. Ao final, os estudantes apresentaram os Mapas Conceituais na forma de poster, em um dos corredores mais movimentados da instituicao, para que pudessem ter contato com estudantes das diversas areas de conhecimento, aprimorando assim a habilidade de falar em publico, bem como postura diante de outras pessoas e capacidade de dialogo e argumentacao. Impactos: O Mapa Conceitual levou o estudante a construcao de conceitos de forma organizada e baseada em sua estrutura cognitiva, numa rede de relacoes multilineares, nao restritas ao pensamento cartesiano. Alem disso, essa metodologia permitiu o desenvolvimento do trabalho em equipe, aumento na autonomia do aluno e tambem o inicio do processo de rompimento com o modelo tradicional de ensino, caracteristicas tambem observadas em outros estudos com metodologias ativas de ensino. Consideracoes: O mapa conceitual demonstrou-se como uma relevante estrategia de avaliacao do processo de ensino-aprendizagem, e pode ser utilizada no ensino, na pesquisa e em reflexoes sobre a pratica em fisioterapia.
Referência(s)