Artigo Acesso aberto

A ORIGEM DO ESTRANHAMENTO: PROVOCAÇÕES INTERTEXTUAIS EM EU, TITUBA, FEITICEIRA... NEGRA DE SALEM

2019; Issue: 58 Linguagem: Português

10.22456/2236-6385.93158

ISSN

2236-6385

Autores

Arthur Katrein Mora,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a origem do estranhamento provocado pela leitura de Eu, Tituba, feiticeira... Negra de Salem (1986), de Maryse Condé. Ambientada no século XVII, o livro trata de Tituba, negra natural da ilha de Barbados e escravizada na América do Norte. Conforme as teorias Leonor Arfuch (2010), Ingedore Koch (2012) e Ritchie Robertson (2009), a análise revela que Eu, Tituba... é, estilisticamente, uma espécie de mock-epic pós-moderno, projetada com o intuito consciente de desafiar os códigos de expectativa do receptor. Uma performance poética que celebra a cultura e a espiritualidade caribenhas, com fortes elementos de fantasia, interpelando temas como racismo, misoginia, a opressão das estruturas coloniais e o apagamento do negro da história.

Referência(s)