AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E FUTURO
2005; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/ree.v24i1.204
ISSN2236-0158
AutoresCarla Giovana Cabral, Edson Bazzo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoHistoricamente, as mulheres foram afastadas do circulo criativo e lider da producao cientifica e tecnologica. Isso limitou sua atuacao fora da esfera privada da casa e foi, seculos apos seculos, evidenciado pela sua ausencia e conducao em carreiras como fisica, quimica, biologia, matematica e engenharia. Embora tenha crescido o numero de mulheres nos cursos de engenharia nos ultimos anos, a media de professoras e pesquisadoras, em areas como engenharia e ciencia da computacao, segundo o ultimo censo do CNPq, nao ultrapassa 30%. Trabalhos realizados na Escola Politecnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo e no Centro Tecnologico da Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, pesquisam a presenca feminina na engenharia nos seculos XX e XXI, recuperam a historia das pioneiras e investigam a construcao do conhecimento e os caminhos da educacao tecnologica. Como uma maior participacao das mulheres na engenharia poderia contribuir para a construcao de uma tecnologia mais voltada ao bem estar das pessoas e uma educacao tecnologica que melhor prepare os engenheiros para os desafios contemporâneos?
Referência(s)