Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?

2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 64; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1984-6746.2019.2.28372

ISSN

1984-6746

Autores

Elaine Conte, Rosa Maria Filippozzi Martini,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX