Artigo Acesso aberto

Uma referência para a elaboração de saberes docentes a partir da observação e da reflexão de dificuldades e de erros sobre números inteiros relativos

2019; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 10; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v10i5.1482

ISSN

2179-426X

Autores

Raquel Gomes de Oliverira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo são apresentados e analisados erros e dificuldades relatados por licenciandos de Matemática, de uma universidade pública paulista, sobre o conceito de Números Inteiros Relativos, a partir de suas vivências didático-pedagógicas nos estágios supervisionados realizados em escolas da Educação Básica. Os resultados encontrados subsidiam o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa na qual pressupomos que essa análise inicial se constitua uma referência para a elaboração de saberes docentes, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de NIR. A potencialidade dessa análise, para a elaboração de saberes docentes sobre Números Inteiros Relativos, tem origem em respostas a questões que se apresentam fundamentais para a elaboração desses saberes e que podem ser o caminho para a ressignificação das operações de Adição e Multiplicação, a partir das propriedades dos Números Naturais e dos Números Inteiros, bem como para a ciência da origem de regras sinais e de suas diferenciações em operações com esses últimos.

Referência(s)