Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Futebol, o brasileiro e os meios de comunicação

2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2019.157199

ISSN

2236-3467

Autores

Isabella Pinheiro Bonafonte,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Hoje o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por todos os lugares as pessoas expressam sua paixão de maneiras variadas e encantadoras. Porém não foi sempre assim, antes as notícias esportivas que recebiam mais espaço em jornais eram sobre turfe, por exemplo e o futebol não significava nada para a população brasileira. Porém, quando Charles Miller voltou ao Brasil, trouxe uma bola e com ela o esporte que se enraizou no nosso país. Como muitos dizem “não é só futebol”, atualmente aquele futebol elitizado e europeu trazido por Miller foi moldado e ajustado com características que são de fato nossas. Essa relação será o objeto de estudo deste projeto assim como a relação que foi criada entre o futebol e o veículo de comunicação da época em que o esporte chegou ao Brasil: o jornal impresso.

Referência(s)