
Avaliação de redução da turbidez e coloração da água por filtro alternativo construído a partir de caroço de castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa)
2019; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 15; Issue: 9 Linguagem: Português
10.14808/sci.plena.2019.097201
ISSN1808-2793
AutoresAyslla Mendonça dos Santos Santos, Jefferson Padilha Brito, Fábio S. Miranda, Ana Laura Gordo Seabra, Glenda Emilly Sousa Barbosa Maciel, Ivan Carlos da Costa Barbosa,
Tópico(s)Environmental and biological studies
ResumoA água é um recurso essencial à vida e de extrema importância para o ser humano. Porém, para ser considerada própria para o consumo é necessário que ela obedeça certos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência da utilização de filtro de água produzido a partir de matéria-prima alternativa para avaliar sua eficiência na redução da turbidez e cor da água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, localizados na cidade de Belém, que são abastecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). O filtro é composto de garrafas de polietileno tereftalato, calcário, brita e carvão ativado (CA) obtido a partir de caroços de Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa). Foram feitas coletas de água nos três bairros, bem como a aplicação de formulários para obtenção de respostas a respeito da água fornecida. Foram realizadas análises de turbidez e cor nas amostras antes e após o uso do filtro. Os resultados obtidos em relação às características sensoriais (odor, sabor e cor) mostraram que 90% dos entrevistados percebia uma alteração de cor e sabor. Houve redução da turbidez após o uso do filtro em todas as amostras de água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, apresentando valores percentuais de redução em 65, 100 e 88%, respectivamente. Verificou-se que o carvão ativado de caroço de Castanha-do-Pará é eficiente no processo de filtragem, sendo uma alternativa de baixo custo e ambientalmente sustentável.
Referência(s)