Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

2019; Volume: 7; Issue: 03 Linguagem: Português

10.36524/dect.v7i03.206

ISSN

2236-2150

Autores

Clarice de Almeida Miranda, Veridiana Rezende,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar livros didáticos de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica, presentes no Capítulo destinado aos estudos dos números racionais. A investigação abrangeu duas obras do 8º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014, adotadas nas escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Campo Mourão – Paraná. A análise teve como foco o capítulo de cada um dos livros que se estuda o conjunto dos números racionais, em relação a sua abordagem teórica e às tarefas. A análise mostrou diferenças significativas entre as obras no que se refere às representações semióticas. Estes fatos indicam a importância da escolha das obras e dos professores diversificarem as tarefas em sala de aula.

Referência(s)