
A dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na perspectiva discente
2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 98; Issue: 5 Linguagem: Português
10.11606/issn.1679-9836.v98i5p324-328
ISSN1679-9836
AutoresSamira Rios da Silva, Ludmila Godinho da Silveira, Luna de Paula Fraga, Orlando Vieira Gomes,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO ensino médico, historicamente, sempre se baseou em estratégias tradicionais, em que o docente é o integrante ativo no processo de ensino-aprendizagem, no qual o conhecimento é partilhado de forma técnica e compartimentalizada. Porém, as atuais diretrizes educacionais têm orientado o uso de metodologias ativas na formação do profissional médico. O curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Petrolina, foi construído sob os moldes de um ensino tradicionalista, entretanto, como o ensino médico de forma ativa tem sido estimulado de maneira intensa, alguns docentes têm experimentado atividades baseadas nessas novas formas de aprendizado, como ocorreu na disciplina de Medicina de Urgência, lecionada a alunos do 8º período, onde os estudantes experimentaram a dramatização como estratégia de ensino e avaliação. Esse trabalho foi realizado com o intuito de relatar a experiência discente com o uso da dramatização como forma de aprendizagem. O processo de criação foi uma experiência que enriqueceu o modo de pensar dos estudantes, que além de adquirir os conhecimentos teóricos, trabalharam sua capacidade de comunicação e exercitaram o trabalho em equipe.
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