Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 14; Linguagem: Português

10.14244/198271993039

ISSN

1982-7199

Autores

Marcelino Mendes Curimenha,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

This article presents is a theoretical-philosophical analysis on the emergence of the notion of cultural decentering operated with the process of curricular reform in Angolan basic education, in which discourses about culture acquire a certain rupture and resignification. Historically, the path traced in the construction of Angola privileged the invention of a homogeneous culture that sought to eliminate the difference and the different through the ethnic-linguistic unity and the meeting of certain unique characteristics for the great national family. With the arrangements of the educational system followed by the production of knowledge in legal documents, curricula and teachers' manuals, fragments that will serve as objects of analysis, emerges a theoretical conception of discontinuity in thinking culture. Now, the curricular texts seek, in a critical way, to challenge normative thought as cultural truth, proposing other glances in the constitution of the subject and of the society. Resumo Este artigo apresenta uma analise teorica sobre a emergencia da nocao de descentramento cultural operado com processo da reforma curricular na educacao basica angolana, em que os discursos sobre cultura adquirem certa ruptura e ressignificacoes. Historicamente, o caminho tracado na construcao de Angola privilegiava a invencao de uma cultura homogenea que pretendia eliminar a diferenca e o diferente atraves da unidade etnico-linguistico e da reuniao de determinadas caracteristicas singulares para construcao da “grande familia nacional”. Os arranjos do sistema educativo seguido pelas producoes de conhecimentos nos documentos legais, curriculares e os manuais dos professores, fragmentos estes que servirao como objetos de analise, emergem uma concepcao teorica de descontinuidade para pensar a cultura angolana. Agora, os textos curriculares buscam, de forma critica, contestar o pensamento normatizado como verdade cultural, propondo outros olhares na constituicao do sujeito e da sociedade. Palavras-chave : Descentramento, Cultura, Ensino Primario, Angola. Keywords : Decentering, Culture, Primary school, Angola. References ANGOLA. Ministerio da Educacao de Angola (MED). Lei no 13/01. Lei de Bases do Sistema de Educacao (LBSE). Luanda, 2001. ANGOLA. Constituicao da Republica de Angola (CRA). Assembleia Constituinte, Luanda: 2010. ANGOLA. Ministerio da Educacao de Angola (MED). C omissao de Acompanhamento das Acoes da Reforma Educativa - CAAR . Ficha Tecnica. Luanda, setembro de 2010. ANGOLA. Instituto Nacional de Investigacao e Desenvolvimento da Educacao (INIDE). Curriculo do Ensino Primario : reforma curricular. Luanda: Editora Moderna. 2013. BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional . Diario Oficial da Uniao, Brasilia, 23 dez. 1996. p. 27833. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala . Sao Paulo: Global Editora, 2005. GOMES, Nilma Lino. Indagacoes sobre Curriculo : diversidade e curriculo. Brasilia: Ministerio da Educacao; Secretaria de Educacao Basica, 2007. 48 p. GONCALVES, Antonio Custodio. Identidades e Alteridades Culturais : desafios as solidariedades sociais e aos poderes politicos. Porto: Faculdade de Letras e Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, 2001. HALL, Stuart. A Identidade Cultural da Pos-Modernidade . 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1992. HAYEK, Friedrich A. von. Fundamentos da liberdade . Brasilia: Universidade de Brasilia, 1983. JORGE, Manuel. Nacao, Identidade e Unidade Nacional em Angola. Latitudes , France, n. 28, dec. 2006. NGULUVE, Alberto. Politica Educacional Angolana (1976-2005). Organizacao, Desenvolvimento e Perspectiva. Sao Paulo: USP, 2006. Dissertacao (Mestrado em Educacao) ? Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2006. NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciencia . Traducao de Paulo Cesar de Souza. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2001. PORTUGAL. Lei n.o 46/86, de 14 de outubro de 1986 . Lei de Bases do Sistema Educativo Que Estabelece o Quadro Geral do Sistema Educativo . Diario da Republica, Lisboa, I Serie, n. 237, p. 3067-3081, 1986. RTP- NOTICIA. Reforma do sistema educativo em Angola . 2004. ONLINE. Disponivel em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/reforma-do-sistema-educativo-em-angola_n100386. Acessado no dia 28 de marco de 2019. SCHULTZ, Adilson. Poderemos viver juntos? Revista Tecer , Belo Horizonte, v. 3, n. 5, nov. 2010. SILVA, Eugenio Adolfo da. Direito a Educacao e Educacao Para Todos Numa Sociedade em Desenvolvimento (Caso Angola). In: CONGRESSO LUSO-AFROBRASILEIRO DE CIENCIAS SOCIAIS, 8, 2004, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004. TOURAINE, Alain. Poderemos Viver Juntos? Iguais e Diferentes . Petropolis: Vozes, 1999. e3039046

Referência(s)