
Artigos sobre carreira no LinkedIn: uma análise das categorias de composição, propósito comunicativo e estilo
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22168/2237-6321-31537
ISSN2237-6321
AutoresAdelane Brito Rodrigues, Francisco Alves Filho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo busca analisar as semelhanças entre artigos publicados no LinkedIn, por meio das análises das seguintes categorias: composição, propósito comunicativo e estilo. Para isso, selecionou-se um corpus com 5 artigos sobre o tema carreira, de autores diferentes, publicados nos anos de 2017 e 2018 no LinkedIn. Os principais teóricos que deram suporte para a construção do estudo foram Bakhtin (1979/2016), Askehave e Swales (2009), e Miller (2012). Conforme os resultados obtidos, os artigos publicados no LinkedIn, apesar de possuírem características próprias da escrita dos seus autores, apresentam similitudes, tais como o propósito comunicativo de ajudar os leitores a repensarem as suas carreiras e o estilo assinalado pela presença de relato pessoal, uso dos pronomes “eu”, “nós” e “você”, além do uso frequente de verbos no imperativo.
Referência(s)