Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Artigos sobre carreira no LinkedIn: uma análise das categorias de composição, propósito comunicativo e estilo

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22168/2237-6321-31537

ISSN

2237-6321

Autores

Adelane Brito Rodrigues, Francisco Alves Filho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo busca analisar as semelhanças entre artigos publicados no LinkedIn, por meio das análises das seguintes categorias: composição, propósito comunicativo e estilo. Para isso, selecionou-se um corpus com 5 artigos sobre o tema carreira, de autores diferentes, publicados nos anos de 2017 e 2018 no LinkedIn. Os principais teóricos que deram suporte para a construção do estudo foram Bakhtin (1979/2016), Askehave e Swales (2009), e Miller (2012). Conforme os resultados obtidos, os artigos publicados no LinkedIn, apesar de possuírem características próprias da escrita dos seus autores, apresentam similitudes, tais como o propósito comunicativo de ajudar os leitores a repensarem as suas carreiras e o estilo assinalado pela presença de relato pessoal, uso dos pronomes “eu”, “nós” e “você”, além do uso frequente de verbos no imperativo.

Referência(s)