
A progressão continuada no ensino fundamental: relato de experiência docente na disciplina de Ciências
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17648/diversitas-journal-v4i3.823
ISSN2525-5215
AutoresRosineide Nascimento da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo surge da insatisfação com a política de progressão continuada, implantada em escolas como a política de aprovação automática. Seria a aprovação automática o viés para a melhoria da educação no Brasil ou seria apenas uma forma de política paliativa de atraso educacional? O objetivo deste estudo é relatar uma experiência docente quanto a prática compulsória da “aprovação automática”, na disciplina de Ciências, em seis turmas de uma escola de ensino fundamental no município de Craíbas-AL. Assim, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema e analisada a experiência prática de vivência em sala de aula. Percebeu-se que essa política de progressão/aprovação continuada/automática tende a mascarar os resultados de baixas frequências e baixos rendimentos escolares dos educandos, visando o aumento de índices educacionais que não retratam, necessariamente, a qualidade do ensino-aprendizagem. Conclui-se que, ainda há um longo caminho para se alcançar a garantia do padrão de qualidade na educação brasileira.
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